top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

3 lições com o livro " Quem mexeu no meu queijo?"

  • Foto do escritor: FERNANDA PAVONI
    FERNANDA PAVONI
  • 3 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Hoje o Mulher no Divã apresenta uma novidade: #NaestantecomMulhernoDivã


Apresentaremos todos os meses dicas de leituras que possam auxiliar no autoconhecimento de nós mulheres. E neste mês iremos apresentar 5 lições que podemos obter através do livro” Quem mexeu no meu queijo?".


“ Quem mexeu no meu queijo”, do autor Spencer Johnson, é uma parábola sobre as mudanças inerentes à vida, bem como seus objetivos. O autor por meio das aventuras vivenciadas pelos 4 personagens, nos conduz à diversas reflexões e aprendizagens, entre as quais listaremos 5 das principais lições que podemos obter com esta leitura:


1) Não responsabilize o outro pelas mudanças em sua vida.


Muitas vezes ao nos depararmos com situações que fogem ao nosso controle, escolhemos o caminho “mais fácil”: culpabilizar o outro. Porém, embora esta escolha seja a mais “confortável”, ela não resolve o problema ou situação. Segundo Sigmund Freud é necessário que diante de nossos problemas façamos a seguinte reflexão: “ Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?”. Por isso, culpar o chefe, namorado, mãe, pai ou amigos por nossas expectativas frustradas ou outras situações que possamos estar vivenciando não é o mais adequado para nossa saúde emocional e autoconhecimento.


2) Não permaneça em sua "zona de conforto"!


Essa talvez seja uma das principais mensagens do livro. A zona de conforto, por vezes é o “lugar” que nos apresenta a falsa sensação de segurança, propiciando a ilusão de que o conformismo é a melhor solução. Porém, ao lermos as situações enfrentadas pelos personagens somos convidados a questionar sobre nossas atitudes diante dos desafios da vida. Será que diante dos problemas ousamos em ir além dos nossos limites ou aceitamos de forma passiva as circunstâncias em que nos encontramos? Vale a reflexão!


3) Não tenha medo das mudanças.


O medo visto como o “vilão” de muitas situações até mesmo para nossa saúde mental, porém, o medo trata-se de uma reação natural do ser humano diante de um situação que lhe apresente perigo, contudo, caso esta emoção esteja lhe impedindo de alcançar seus objetivos é necessário acionar o “sinal vermelho”.

Qualquer tipo de mudança nos causa ansiedade ou preocupação, pois nem sempre conseguimos controlar as circunstâncias em nossas vidas, por essa razão caso você esteja passando por uma transição em sua vida e o medo tem sido o principal fator para não enfrentá-la, procure auxilio profissional de um psicólogo para identificar a razão desta dificuldade e estratégias para superá-la.


Essas foram as principais lições adquiridas pela minha leitura, é claro que cada leitor obtém as reflexões de acordo com seu momento atual e talvez após a leitura você obtenha outras aprendizagens diferentes da minha. Mas de qualquer forma considero este livro uma ferramenta muito simples e objetiva para quem está passando por mudanças em sua vida, seja na área pessoal, profissional ou outros setores da vida.


Espero que tenham gostado da dica do # NaestantecomMulhernoDivã, e se você conhece ou já leu este livro compartilhe conosco qual foi sua experiência após sua leitura e quais foram as lições que obteve?


Com carinho,

Psicóloga Fernanda Pavoni- CRP: 06/133125

 
 
 

Comentários


© 2023 por Mulher no Divã. Orgulhosamente criado com Wix.com

RECEBA MEUS EMAILS

bottom of page